Lançamento da Antologia Literatura Mínima
Ocorre hoje, 28 de abril, a partir das 20 horas, no canal do YouTube Café do Escritor, o lançamento da Antologia LITEARTURA MÍNIMA. O livro que teve origem em um concurso literário reúne uma centena de microcontos de diferentes autores. A obra está à venda pela Amazon, tanto em formato físico quanto em e-book.
O prêmio surgiu da necessidade de promover a chamada Literatura Minimalista, raramente contemplada por premiações literárias e ainda pouco presente nos catálogos das editoras.
A partir desta ideia, surgida no âmbito do Projeto Literatura Mínima – um coletivo de autores que produzem textos de microliteratura para divulgação nas redes sociais –, foi então lançado o Prêmio Literário LITERATURA MÍNIMA, exclusivamente voltado para os microtextos.
O que é Microliteratura ou Literatura Minimalista?
Para quem não é familiarizado com essa nomenclatura, chama-se de Literatura Minimalista ou Microliteratura aquela forma de escrita literária que tem por princípio usar o menos possível de recursos textuais para atingir o máximo de efeito de sentido.
Não por acaso, são textos com poucas palavras, de pequena dimensão, mas de grande impacto.
Como surgiu o Prêmio Literário LITERATURA MÍNIMA
A realização da premiação e a publicação deste livro tem origem na iniciativa de três promotores: Clube de Criação Literária, Café do Escritor e o Grupo das Nove Moedas.
O esforço conjunto tornou possível não apenas lançar um concurso literário sem qualquer tipo de cobrança de taxa de inscrição para os participantes, mas também viabilizou a publicação de uma antologia por meio de mecenato, sem qualquer custo para os autores publicados.
Como o livro foi organizado
O livro foi concebido literariamente e teve a curadoria do escritor Robertson Frizero, que organizou a premiação e presidiu o júri. Foram cem textos selecionados para compor a antologia e dez textos agraciados com as três principais premiações e com menções honrosas.
Literatura e responsabilidade social
O mais inovador desta publicação, contudo, é o retorno que ela irá trazer para a sociedade: toda a renda obtida com a venda do livro será revertida para as ações humanitárias do Grupo das Nove Moedas.
Esta agremiação de caráter civil, sem vinculação governamental ou partidária, desde o início da pandemia tem promovido diversas campanhas de solidariedade em apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, contemplando os campos da Saúde e da Educação.
Tudo isso é resultado, também, da generosidade dos participantes do prêmio, que cederam seus direitos autorais para esta publicação em prol da causa.
Clube de criação literária
O Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.
Acompanhe a programação dos encontros de abril.
Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:
- Material didático, artigos e resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
- Reuniões on-line e debates sobre Criação Literária, Literatura e Mercado Editorial;
- Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
- Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.
10 COMMENTS