Por que estudar escrita criativa?
Entenda porque aprimorar o processo de escrita criativa é fundamental para desenvolver sua literatura
É possível aprender a escrever literatura? É sim. Embora o senso comum suponha que não, que a escrita criativa seja uma espécie de dom, a literatura é, sobretudo, resultado de dedicação, técnica e sensibilidade.
Stephen Koch, autor do livro Oficina de escritores. Um manual para a arte da ficção, nos lembra que muitas pessoas acreditam que se aprende a escrever “por mágica”. Mas imagine você, que um pintor ou pianista, por exemplo, aprendessem suas artes ex nihilo (do nada), como se fosse por magia.
Ninguém discorda, nesse caso, de que esses artistas, em alguma medida e com alguma dedicação, precisam de ajuda para aprender o necessário para começar a desenvolver uma habilidade que mais tarde poderá torna-los reconhecidos. Por que com a literatura seria diferente?
Estudar escrita criativa evita bloqueios e aprimora a redação
Claro que o primeiro passo para se tornar um escritor é ser, antes de qualquer coisa, um leitor. Mas isso não basta, é preciso ter ferramentas para destruir os muros do bloqueio criativo. Às vezes, é preciso desviar de um obstáculo narrativo, para depois resolvê-lo. Em outros momentos são opiniões sufocantes que, ao contrário de críticas construtivas, travam o seu trabalho e para todas elas é preciso ignorar e seguir em frente.
Não há regras universais ou gerais, mas um bom ponto de partida é não ter medo de recomeçar novamente sempre que for necessário. Inseguranças e incertezas ao longo do processo de escrita criativa são normais e constantes mesmo com escritores experientes. Mas é fundamental seguir.
Por essa e outras inúmeras razões é possível, sim, estudar escrita criativa e se tornar um escritor de literatura de ficção.
Quer participar do Clube de Escrita Criativa?
Entre em contato pelo Instagram: @robertsonfrizero ou @clubedecriacaoliteraria. Mas há também a opção por e-mail: frizero@live.com.