Conheça o Clube de Criação Literária!
Você já ouviu falar em mecenato? Caio Mecenas (68–8 a.C.) foi um influente conselheiro do Imperador romano Augusto. Por seu amor à arte e à cultura, ele constituiu um círculo de intelectuais e poetas aos quais sustentava, colaborando assim para que eles continuassem suas produções artísticas. Sua prática tornou-se modelo e a prática do mecenato atravessou os séculos, marcando períodos como o Renascimento Italiano.
Atualmente, o mecenato, essa prática de estímulo à produção cultural e artística, tem ganhado força com o advento das redes sociais e de ferramentas de comunicação digital que facilitam a proximidade entre artistas e público apoiador. Hoje, com o chamado Mecenato Coletivo, a prática ganhou novos contornos. Nesse mecenato contemporâneo, o artista oferece aos seus benfeitores recompensas em troca desse apoio.
Clube de criação literária
O Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. E a recompensa é uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa: afiliando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:
- Ebooks e material didático de interesse na área de Criação Literária;
- Encontros, oficinas e cursos de curta duração gratuitos sobre Criação Literária, Literatura e Mercado Editorial;
- Descontos especiais em sessões de mentoria e cursos de longa duração promovidos pelo Clube.
Novos autores
O Clube de Criação Literária pretende ser também uma plataforma de lançamento de novos autores, mantendo contato direto com editoras e publicando a produção dos alunos nas redes sociais sob o selo do clube e do projeto Literatura Mínima, que divulga e incentiva a produção de textos de Literatura Minimalista e conteúdo exclusivo sobre o tema.
Participe e apoie!
Sua participação no Clube de Criação Literária será um importante incentivo ao escritor e uma ótima oportunidade para você levar adiante um programa de formação continuada em Criação Literária. Que tal conhecer a proposta? A assinatura mensal custa apenas R$ 50,00 (cinquenta reais) e dá acesso a todas as recompensas do Clube.
Entre em contato para maiores informações enviando um e-mail para: frizero@live.com.
Robertson Frizero
Robertson Frizero é escritor, tradutor e professor de Criação Literária. Sua primeira oficina foi lançada em 2011, e desde então se manteve em atividade contínua, entre oficinas, cursos, palestras e mentorias literárias. Foi jurado do Prêmio Jabuti de Literatura por três anos consecutivos e jurado do Prêmio Açorianos de Literatura. É Mestre em Letras pela PUCRS e especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS.
Frizero é autor de romances e livros infantis premiados, e já publicou também poesia, contos e textos teatrais. Seu livro de estreia, o infantil Por que o Elvis Não Latiu? [8INVERSO, 2010], foi agraciado com o Prêmio Crescer. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias [Dublinense, 2015], ganhou o Prêmio AGES de melhor romance do ano pela Associação Gaúcha de Escritores – AGES e foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Açorianos de Literatura. Longe das Aldeias foi também escolhido pelo Governo Federal para distribuição à Rede Pública de Ensino no PNDL Literário 2018. Em 2020, Longe das Aldeias foi traduzido para o árabe e publicado no Kuwait e Iraque, com distribuição para todo o mundo árabe.
13 COMMENTS