O que é poesia?
Poesia é um termo relacionado a labor literário. Por isso, os três gêneros literários ganham essa denominação: Poesia Épica (gênero épico, que modernamente se transformou em Prosa), Poesia Dramática (o texto teatral) e a Poesia Lírica (que, modernamente, chamamos de Poesia).
No dia 21 de março foi celebrado o Dia mundial da poesia. A data foi escolhida durante a 30ª Conferência Geral da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, realizada em 1999. O intuito da iniciativa foi homenagear a poesia e promover o intercâmbio entre culturas.
Acompanhe até o final e saiba mais sobre o que hoje chamamos de poesia na literatura.
Poesia Lírica, o que modernamente passou a se chamar poesia
A Poesia Lírica, expressão dos sentimentos – em geral, do próprio eu poético presente no texto – é o que conhecemos hoje por Poesia. Em uma análise mais simples, são textos geralmente organizados em versos e estrofes, para melhor impacto emocional nos leitores, com imagens que buscam representar de modo simbólico a experiência humana mais interior.
O que é métrica na poesia
À medida do verso de uma poesia dá-se o nome métrica. Ela serve para dar harmonia ao verso.
O nome do estudo das métricas se chama metrificação e a contagem das sílabas poéticas escansão. É a dimensão sonora o mais importante nesta contagem, não, necessariamente, a separação de sílabas gramatical.
Conheça as denominações das métricas:
- 1 sílaba: verso monossílabo.
- 2 sílabas: verso dissílabo.
- 3 sílabas: verso trissílabo.
- 4 sílabas: verso tetrassílabo,
- 5 sílabas: verso pentassílabo, mais conhecido como redondilha menor.
- 6 sílabas: verso hexassílabo.
- 7 sílabas: verso heptassilabo, mais conhecido como redondilha maior.
- 8 sílabas: verso octossílabo
- 9 sílabas: verso eneassílabo.
- 10 sílabas: verso decassílabo.
- 11 sílabas: verso hendecassílabo
- 12 sílabas: verso duodecassílabo, mas conhecido como Alexandrino.
- 13 sílabas ou mais: verso Bárbaro.
Conheça dois livros de poesia de Robertson Frizero
O Amor é Essa Luz no Fim do Nada
Segundo livro de poesias de Robertson Frizero intitulado O Amor é Essa Luz no Fim do Nada tem como tema central o amor – desde o amor romântico, o amor juvenil e inocente, ao amor despedaçado, ao amor que nunca aconteceu, ao amor que se destrói e reconstrói. O volume contém como apêndice o livro “Umas Canções de Amor, Outra de Saudade”, de 2000 e anteriormente lançado em formato ebook. A imagem da capa é do artista holandês Bouke de Vries e foi gentilmente cedida para este projeto.
Mal e Cura: Poesia
A dor não é tema incomum à poesia. Mas, em geral, é a dor do espírito que ganha versos. Esta breve coletânea de poemas traz também alguma luz sobre o sofrimento à flor da pele, aquele que nos leva a médicos, exames, hospitais, pílulas, conselhos de estranhos… A dor que atesta a nossa fraqueza humana, nossa fragilidade. Apesar do tema, é um livro que faz refletir mais que sofrer – sobre as dores do corpo e da alma – em versos nos quais o lirismo, a ironia e mesmo o humor estão presentes.
Clube de criação literária
O Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.
Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:
- Material didático, artigos e resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
- Reuniões on-line e debates sobre Criação Literária, Literatura e Mercado Editorial;
- Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
- Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.
11 COMMENTS