Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Nos últimos anos o Brasil viu o boom do surgimento dos podcasts e da popularização de diversos tocadores – Spotify, Anchor, Google Podcasts, Deezer, Aple Podcasts, entre outros. Com a convergência de mídias, muitos desses programas têm também versões com vídeo no YouTube. Os Audiolivros são mais uma das tantas variedades destes conteúdos neste espaço digital.

Conceitualmente, Audiobook (nome em inglês para a expressão Audiolivro) nada mais é que uma gravação do conteúdo de um livro narrado em voz alta.

Há, neste contexto, diferentes níveis de edição dos conteúdos, mas qualquer narrativa gravada e compartilhada de uma obra literária pode ser considerada um audiolivro.

Acompanhe esse post para saber tudo sobre audiolivros.

O que são audiolivros?

Como dissemos, audiolivros ou audiobooks são livros narrados e disponibilizados em arquivos de áudio. Esses conteúdos podem ser roteirizados dramaticamente, isto é, ter atores de voz fazendo as falas do narrador e dos personagens com sonoplastia, ou podem, simplesmente, ser lidos por uma só pessoa.

Os audiolivros se diferem, por exemplo dos livros falados, pelo fato destes últimos serem lidos de maneira mais homogênea, sem efeitos sonoros ou mudanças tonais da narração, mas obedecendo a postação da voz e a pontuação.

Ambos casos são ótimas maneiras de garantir acessibilidade à literatura por pessoas cegas, sem a necessidade instalaram programas de leitura automatizada.

Quando começaram os audiolivros

Você pode imaginar que os audiolivros são uma invenção que se popularizaram nos últimos anos. Na verdade não é bem assim. Desde os anos 1980, ao menos nos EUA, há livros em formatos de áudio. Primeiro foram as fitas cassetes, depois, na década de 1990, os livros em CD.

Homem de costas com headphone na cabeça. Imagem: Rawpixel CC
Imagem: Rawpixel / Creative Commons

Como ficam os direitos autorais de gravação

Obras literárias são, em geral, protegidas por Direitos autorais, mesmo que adaptadas para outros formatos, como os audiobooks. Contudo, alguns podcasts acabam driblando a legislação e publicando livros completos, mas isso é ilegal. Uma reportagem na Publish News traz detalhes sobre esse problema.

Então mesmo que você seja fã de um autor ou de uma obra, tome cuidado se pretende gravar um audiolivro, para garantir que não seja descumprida a lei de Direitos Autorais.

Alternativa são obras de Domínio Público

No Brasil, a Lei de Direitos Autorais prevê, no caput do artigo 41, o seguinte:

“Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1º de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.”

Na prática, toda obra literária publicada antes de 1952 no Brasil está em Domínio Público. Para quem deseja praticar sua narração e disponibilizar em formato de audiolivro, livros lançados antes desta data são boas alternativas.

O que são áudio séries?

Audio séries são narrativas em formato de áudio que contam estórias seriadas por meio de atores de voz e com uso de efeitos sonoros especiais, que dão densidade sonora às gravações.

Podemos dizer que as áudio séries são uma versão contemporânea das antigas radionovelas, que atraíram muita audiência no Brasil na era do ouro do rádio, nos anos 1930, 1940 e 1950.

O formato é interessante e instigante e pode ser também, por que não, um caminho interessante para escritores testarem suas produções em um meio multimídia.


Clube de criação literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:

  • Material didáticoartigos resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
  • Reuniões on-line e debates sobre Criação LiteráriaLiteratura Mercado Editorial;
  • Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
  • Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.

Leia também

Carnaval e literatura: a beleza entre o profano e o sublime

Prêmio Açorianos de Literatura divulga os vencedores da edição 2021

Semana de Arte Moderna de 1922: o modernismo e os modernismos

Como escrever livros infantis

Gabriel Garcia Marquez: cinco dicas de escrita criativa do Gabo

Dez adaptações de Shakespeare para o cinema

Literatura e entretenimento na cultura pop infantil

Por que voltar a escrever?

A estrutura narrativa inversa em “O amigo fiel”, de Robertson Frizero

Robertson Frizero: meus 50 livros de cabeceira

Das ideias à forma: como superar o mito da inspiração

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts