Podcast Clube de Criação Literária
Agora o seu site de escrita criativa e clube de criação literária conta com um novo formato, ampliando o público e oferecendo mais uma opção de conteúdo gratuito, é o Podcast Clube de Criação Literária.
Nesta primeira temporada serão dez episódios e você pode ouvi-los diretamente no Spotify ou no Anchor. O programa é apresentado e roteirizado por Robertson Frizero.
A programação do Podcast Clube de Criação Literária conta com leitura de trechos de romances e contos e, também, com comentários sobre narrativa ficcional e escrita criativa.
Siga o Podcast Clube de Criação Literária nos tocadores digitais e acompanhe sempre o último episódio da programação diretamente no player deste site, localizado no topo do barra à direita de nossa home page.
O que há em um nome?
Neste primeiro episódio, leremos o início do romance “O Príncipe e o Mendigo”, de Mark Twain, e falaremos sobre como escolher nomes para as personagens de ficção.
É crônica ou conto?
Neste segundo episódio, leremos o primeiro capítulo de “O senhor agora irá mudar de corpo”, de Raimundo Carreiro, e falaremos sobre as diferenças entre conto e crônica.
Já pensou em escrever um livro de memórias?
Neste terceiro episódio, leremos um trecho do romance “A Vida Mentirosa dos Adultos”, de Elena Ferrante, e conversaremos sobre o teu futuro livro de memórias – que tal?
Narrador em primeira pessoa?
Neste episódio, leremos o conto “Eles não encontravam a Juliana”, do livro “Domanda Nísio”, de Emir Rossoni, e conversaremos sobre o narrador em primeira pessoa.
Ser escritor é glamouroso?
Neste episódio, leremos o início do romance “O filho de mil homens”, de Valter Hugo Mãe, e conversaremos sobre a vida de glamour dos escritores.
Clube de criação literária
O Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.
Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:
- Material didático, artigos e resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
- Reuniões on-line e debates sobre Criação Literária, Literatura e Mercado Editorial;
- Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
- Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.
Desafio de literatura 2021: envie suas resenhas e ganhe prêmios
Conhece o Desafio de literatura 2021 do site Frizero? Você pode publicar sua resenha literária em nossa página e de quebra ganhar o livro Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), do escritor russo que completa duzentos anos de nascimento em 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.
Como devo escrever e enviar minha resenha
No mês de novembro, o desafio é ler Um romance ou novela literária escrita por Fiódor Dostoiévski ou inspirada em sua obra.
Para participar basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com com o assunto [DESAFIO DE LITERATURA – NOME DO PARTICIPANTE].
Lembre-se deixar no formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.
Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.
Robertson Frizero
Robertson Frizero é escritor, tradutor e professor de Criação Literária. Sua primeira oficina foi lançada em 2011, e desde então se manteve em atividade contínua, entre oficinas, cursos, palestras e mentorias literárias. Foi jurado do Prêmio Jabuti de Literatura por três anos consecutivos e jurado do Prêmio Açorianos de Literatura. É Mestre em Letras pela PUCRS e especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS.
Frizero é autor de romances e livros infantis premiados, e já publicou também poesia, contos e textos teatrais. Seu livro de estreia, o infantil Por que o Elvis Não Latiu? [8INVERSO, 2010], foi agraciado com o Prêmio Crescer. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias [Dublinense, 2015], ganhou o Prêmio AGES de melhor romance do ano pela Associação Gaúcha de Escritores – AGES e foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Açorianos de Literatura. Longe das Aldeias foi também escolhido pelo Governo Federal para distribuição à Rede Pública de Ensino no PNDL Literário 2018. Em 2020, Longe das Aldeias foi traduzido para o árabe e publicado no Kuwait e Iraque, com distribuição para todo o mundo árabe.
8 COMMENTS