Escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária

Já está sendo comercializada a segunda edição de Longe das aldeias (Dublinense, 2021) de Robertson Frizero. O romance narra a história de Emanuel que tenta reconstruir a memória do pai, o qual não conheceu, entre outras razões, porque sua mãe – Marija – e sua tia – Mirna – migraram para o Brasil fugindo de uma guerra civil no país de origem.

A obra volta ao catálogo da Editora Dublinense totalmente repaginada, com uma nova capa e um projeto gráfico totalmente reformulado, trabalho realizado pela designer Luísa Zardo.

Se você não conhece a obra, desfrute de um trecho gratuito disponibilizado pela editora.

Primeira página da segunda edição de Longe das Aldeias
Imagem de divulgação

Longe das aldeias – Sinopse

Um jovem de dezessete anos, diante da doença da mãe, decide desfazer um passado de mentira e de ilusão a respeito da identidade do pai. As memórias, trazidas pela tia, percorrem os horrores da guerra, a fuga da aldeia e do país, a reconstrução da família em solo brasileiro. Frizero concentra a carga dramática da história no que ela tem de mais importante, que é a complexidade do ser humano, capaz de matar para criar, de mentir para salvar e de perdoar para seguir em frente.

Capa Longe das aldeias
Imagem de divulgação

Longe das aldeias – Prêmios

  • Vencedor do Prêmio AGES (Associação Gaúcha de Escritores)
  • Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura
  • Finalista do Prêmio Açorianos

Longe das aldeias – Como surgiu a publicação

O original de Longe das aldeias começou a ser escrito em 1995 a partir de uma notícia de jornal sobre o julgamento de militares sérvios por crimes de guerra na Bósnia. Este foi o mais longo conflito armado na Europa depois da II Guerra, que se estendeu entre 1992 e 1995, envolvendo três grupos étnicos e religiosos da região da antiga Iuguslávia: os sérvios cristãos ortodoxos, os croatas católicos romanos e os bósnios muçulmanos.

Voltando à obra. O livro foi publicado pela primeira vez em 2015 pela Dublinense, quando uma amiga de Robertson Frizero o indicou para a editora que pediu o original para avaliação.

Logo no início do lançamento de Longe das aldeias o livro recebeu críticas positivas no Rio Grande do Sul e na Bahia, além de ter sido noticiado em jornais de grande circulação de São Paulo e Rio de Janeiro. Em todos esses locais houve lançamentos presenciais e sessões de autógrafos.

Imagem com resenha de Luiz Gonzaga Lopes
Imagem de divulgação

Longe das aldeias – Prêmio e tradução

Em 2016, Longe das aldeias figurou como um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Açorianos de Literatura. A láurea de melhor romance veio com o Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores.

Em 2018, o livro foi escolhido pelo governo federal para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e distribuído para escolas de todo o país. Em 2020, em uma rodada de negociações na Feira do Livro de Sarjah, nos Emirados Árabes Unidos. A obra foi o único título negociado com vistas à tradução para o mundo árabe.

Desde que foi lançado pela Editora Takween, do Kuwait, para o Oriente Médio em especial, mas não somente, Longe das aldeias tem recebido boas críticas da imprensa e do público. Toda esta repercussão foi o que motivou a editora iraniana Khazed a comprar os direitos do livro e lançará uma versão em persa/farsi.

Robertson Frizero
Imagem divulgação

Clube de criação literária

Clube de Criação Literária é uma dessas ações de mecenato coletivo – neste caso, em favor do escritor e tradutor Robertson Frizero. Mas, como o próprio nome sugere, é uma ação de mecenato que traz, também, uma ideia inovadora no campo da formação continuada em Escrita Criativa.

Associando-se ao Clube, o participante colabora com o mecenato coletivo e tem acesso a conteúdo exclusivo sobre Criação Literária:

  • Material didáticoartigos resenhas de livros de interesse na área de Criação Literária;
  • Reuniões on-line e debates sobre Criação LiteráriaLiteratura Mercado Editorial;
  • Vídeos, áudios, apresentações e sessões de mentoria literária em grupo;
  • Sorteios mensais de livros e serviços de mentoria literária individual e leitura crítica.

Desafio de literatura 2021: envie suas resenhas e ganhe prêmios

Conhece o Desafio de literatura 2021 do site Frizero? Você pode publicar sua resenha literária em nossa página e de quebra ganhar o livro  Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), do escritor russo que completa duzentos anos de nascimento em 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.

Como devo escrever e enviar minha resenha

No mês de setembro, o desafio é ler um Um livro de autor brasileiro lançado de forma independente.

Para participar basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com com o assunto [DESAFIO DE LITERATURA – NOME DO PARTICIPANTE].

Lembre-se deixar no formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.

Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.


Robertson Frizero

Retrato de Robertson Frizero
Robertson Frizero

Robertson Frizero é escritor, tradutor e professor de Criação Literária. Sua primeira oficina foi lançada em 2011, e desde então se manteve em atividade contínua, entre oficinas, cursos, palestras e mentorias literárias. Foi jurado do Prêmio Jabuti de Literatura por três anos consecutivos e jurado do Prêmio Açorianos de Literatura. É Mestre em Letras pela PUCRS e especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS.

Frizero é autor de romances e livros infantis premiados, e já publicou também poesia, contos e textos teatrais. Seu livro de estreia, o infantil Por que o Elvis Não Latiu? [8INVERSO, 2010], foi agraciado com o Prêmio Crescer. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias [Dublinense, 2015], ganhou o Prêmio AGES de melhor romance do ano pela Associação Gaúcha de Escritores – AGES e foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Açorianos de LiteraturaLonge das Aldeias foi também escolhido pelo Governo Federal para distribuição à Rede Pública de Ensino no PNDL Literário 2018. Em 2020, Longe das Aldeias foi traduzido para o árabe e publicado no Kuwait e Iraque, com distribuição para todo o mundo árabe.


Leia também

Oficina literária – Escrevendo histórias de amor com Robertson Frizero – EAD – Inscrições abertas!

Resenha – Desgarrados de Eda Nagayama

Tempo do escritor: como conciliar a escrita com o trabalho

Narrador e narração na literatura de ficção

Por que participar de oficinas de literatura

O conflito na ficção literária – Parte 3 | As circunstâncias do conflito

O conflito na ficção literária – Parte 2 | A transformação do personagem

O conflito na ficção literária – Parte 1

Escrevendo o máximo com o mínimo

Prêmio Literário – Literatura Mínima 2021

Faça parte do Clube de Criação Literária

O que é um texto?

A epopeia de Gilgamesh: o livro mais antigo do mundo

Como ler e escrever como um escritor

Do pensamento à palavra: como transformar ideias em literatura

Originalidade na escrita criativa

Conheça o Clube de Criação Literária!

Dizer uma coisa para dizer outra

Disciplina na escrita criativa é a liberdade do escritor

Ritmo na poesia e a divisão das sílabas métricas: o decassílabo

Aproveite algumas dicas de como se tornar um escritor profissional

Conheça quatro lições para ser um bom escritor

Personagens como os alicerces da história – Parte II

Personagens como os alicerces da história – Parte I

Literatura de entretenimento no Brasil: conheça suas características

Da leitura de superfície à estrutura do texto na escrita criativa

Como escrever um bom começo de texto literário

O fator humano na Escrita Criativa e na literatura de ficção

O conto e a literatura de narrativa curta

Tagged:
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.

5 COMMENTS

  1. Parabéns meu querido professor Frizero, te admiro muito e respeito. Desejo a você muito sucesso!
    Longe das Aldeias já é um dos melhores livro de todos os tempos, um grande abraço de Cida Nunes

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts