“A palavra é a minha quarta dimensão” – Resenha do livro Água Viva de Clarice Lispector
Apresentamos a resenha do livro Água viva, da escritora Clarice Lispector. A obra foi publicada em 1973 e descrita pela crítica da época como um “um denso e fluente poema em prosa”, o livro volta à baila com a resenha de Tais Oya. No dia 10 de dezembro foram celebrados os 100 anos do nascimento de Clarice Lispector.
O Desafio literário do site Frizero segue no mês de abril com a sugestão de leitura de Um livro de contos escrito por escritor brasileiro contemporâneo.
Quer participar? Envie sua resenha para o e-mail sitefrizero@gmail.com e se ela for selecionada, além de publicada neste espaço, você ganha um presente exclusivo. Participe!
“A palavra é a minha quarta dimensão” – Resenha do livro Água Viva de Clarice Lispector
Tais Oya
Água viva não é para ser lido na superfície, olhar de longe ou molhar somente a ponta dos pés, tem que mergulhar e deixar ser levado pela correnteza sem medo. Terminei há pouco, permaneço em êxtase, devo estar perdida na quarta dimensão, nas reflexões e no imaginário de Clarice, nesse momento somos uma só, unha e carne, alma e alma. Ambas buscando desvendar o mistério da vida em qualquer lugar desses ou de outro mundo, tudo nesse mesmo instante.
A palavra é a minha quarta dimensão
Clarice Lispector
Adentrar em Água viva é surpreender-se a cada instante é submergir sem debater-se. Na obra, encontrei uma série de paralelos que se trombam o tempo todo, temas como a vida e a morte, o real e o imaginário, crer ou não crer em Deus, medo e coragem, desenhados por uma escrita densa em uma linguagem poética e encantadora.
Custa-me crer que eu morra. Pois estou borbulhante numa frescura frígida. Minha vida vai ser longuíssima porque cada instante é. A impressão é que estou por nascer e não consigo
Clarice Lispector
A história principal é de uma pintora que escreve uma carta para um suposto amor perdido e expressa em palavras suas emoções e sentimentos. Entretanto, Clarice não usa a personagem para contar uma história, mas fluxos de pensamento iniciados e encerrados, como se deixasse a marcação de um diário.
Vou agora parar um pouco para me aprofundar mais. Depois eu volto
Clarice Lispector
A narrativa é em primeira pessoa e mostra de maneira contemplativa seu modo de ver e de sentir as mais diversas coisas. O assunto central é a existência e o seu significado. As diversas reflexões vêm cuidadosamente escritas por novas palavras e o uso diferente das mesmas. Esse recurso causa estranhamento e prende a atenção do leitor. Algumas partes são marcantes, tocam no fundo da alma.
E sou assombrada pelos meus fantasmas, pelo que é mítico fantástico e gigantesco: a vida é sobrenatural. E caminho segurando um guarda-chuva aberto sobre corda tensa. Caminho até o limite do meu sonho grande. Vejo a fúria dos impulsos viscerais: vísceras torturadas me guiam. Não gosto do que acabo de escrever – mas sou obrigada a aceitar o trecho todo porque ele me aconteceu
Clarice Lispector
Água Viva é uma verdadeira obra de arte, escrita por pinceladas intensas de puro êxtase e genialidade. Bom mergulho!
Tais Oya
Escritora paranaense, da cidade de Cambé. Formada em Letras, estreou na Literatura com a publicação da coletânea Quarentenas, da editora porto-alegrense Palavra Bordada. Publicou na revista literária D- Art Londrina. Participa frequentemente de um projeto sobre microliteratura no instagram: www.instagram.com/literaturaminima
E-mail: taisoya@outlook.com
Instagram: www.instagram.com/tais.oya
Desafio de literatura 2021: envie suas resenhas e ganhe prêmios
Conhece o Desafio de literatura 2021 do site Frizero? Você pode publicar sua resenha literária em nossa página e de quebra ganhar o livro Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), do escritor russo que completa duzentos anos de nascimento em 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.
Como devo escrever e enviar minha resenha
No mês de abril o desafio é ler Um livro de contos escrito por escritor brasileiro contemporâneo.
Para participar basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com com o assunto [DESAFIO DE LITERATURA – NOME DO PARTICIPANTE].
Lembre-se deixar no formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.
Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.
6 COMMENTS