Aproveite algumas dicas de como se tornar um escritor profissional
Pode até parecer interessante a ideia de um autor ou autora descolados, frequentando os lugares mais bacanas da cidade e com todo o tempo do mundo para desfrutar do ócio até que, enfim, chega uma ideia fantástica e o texto vai para o papel. A cena é ideal, mas a realidade para se tornar um escritor profissional é outra.
Pense no premiado e aclamdo escritor Itamar Vieira Junior, autor do já célebre Torto Arado (Todavia, 2020), vencedor do Prêmio Oceanos. Sua rotina está longe da imagem idílica de um autor que dedica todo o seu tempo à imaginação e à espera (do milagre) da inspiração, afinal, além de escritor é servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra.
Inclusive, seu trabalho de campo permitiu com que ele conhecesse muitas histórias e pessoas que inspiram seu trabalho de escrita, como ele mesmo conta em uma entrevista ao podcast da Revista 451, o 451Ghz.
Por que a profissionalização da escrita criativa é importante?
Pensar a profissionalização da escrita criativa implica superar a ideia de que a literatura é para os “escolhidos”. Não, a literatura é para todos aqueles que estejam dispostos a ter uma conduta profissional para pôr em prática suas habilidades.
Escrever profissionalmente é menos receber um salário para escrever (o que seria, realmente, ótimo) e mais se tornar um escritor disciplinado. Isso significa dizer que o aspirante a escritor, para ser um profissional da escrita criativa, precisa, a menos, ter uma rotina.
Evidentemente isso não implica que você gastará todo o seu tempo “livre” para escrever, mas, sim, para ter um hábito de leitura e também de escrita. Mescle leituras ficcionais com técnicas e se aprimore.
No Leia também desta postagem, ao fim do texto, há uma série de ótimas dicas de técnicas de escrita criativa. Aproveite!
Como criar uma rotina profissional de escrita criativa
Como o sol nasce e pode brilhar para todos, deixamos algumas dicas que podem lhe ajudar a se tornar um escritor profissional. Confie na sua escrita e desenvolva, com a paciência e o cuidado de quem cuida do jardim, suas habilidades.
Lembre-se que o talento da escrita literária pode ser desenvolvido. Isso não significa que é simples ou fácil, mas que não é algo destinado ao falso Olimpo dos bem nascidos que, supostamente, poderiam dedicar a vida à escrita criativa.
Seis dicas para escrever como um profissional da ficção
- Estabeleça uma meta de palavras diárias: seja realista, estabeleça objetivos exequíveis e os cumpra
- Desconecte-se da realidade: uma boa prática é dedicar 25 minutos concentrado à tarefa – ler ou escrever – e outros cinco minutos ao descanso
- Planeje seu texto: depois que a primeira inspiração vier, (re)pense seu texto estruturalmente, seja ele um conto ou um romance
- Quer ser original? Ter um estilo? Escreva, escreva constantemente
- Sempre que possível, submeta seu texto à leitura crítica de outras pessoas: avalie as críticas e seja humilde em reconhecer possíveis erros
- Conheça a ti mesmo! Procure trabalhar com gêneros e temas que lhe tragam satisfação, pois a escrita criativa pode ser longa e “estar” onde se gosta é fundamental para não perder a motivação
Desafio de literatura 2021: envie suas resenhas e ganhe prêmios
Conhece o Desafio de literatura 2021 do site Frizero? Você pode publicar sua resenha literária em nossa página e de quebra ganhar o livro Dostoiévski – Correspondências (1838-1880), do escritor russo que completa duzentos anos de nascimento em 2021. A edição foi traduzida por Robertson Frizero.
A cada mês um desafio diferente. Em janeiro a proposta é ler, justamente, um Romance de Entrenimento. Escolha o seu preferido, lei a envie sua resenha.
Como devo escrever e enviar minha resenha
No mês de fevereiro o desafio é ler Um romance (ou novela literária) de formação.
Para participar basta enviar seu texto para sitefrizero@gmail.com com o assunto [DESAFIO DE LITERATURA – NOME DO PARTICIPANTE].
Lembre-se deixar no formato .doc com a seguinte formatação: Times New Roman, 12, espaçamento 1.5, título e autor no nome do arquivo.
Caso sua resenha seja escolhida para publicação, você receberá um e-mail solicitando dados para o recebimento da premiação.
Roberton Frizero – escritor
Roberson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS e Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS. Sua formação inclui bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ).
Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil.
O romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio Associação Gaúcha de Escritores – AGES. Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL.
10 COMMENTS